Você está aqui

Nações Unidas, Nova Iorque - A Sessão Especial da Assembleia das Nações Unidas reúne hoje líderes de todo o mundo para avaliar o estado da implementação do Programa de Ação da Conferência Internacional sobre População e Desenvolvimento (CIPD), realizada em 1994 no Cairo, e renovar seu compromisso com o alcance dos objetivos acordados há 20 anos.

A CIPD inovou ao colocar os direitos humanos e a dignidade no centro dos esforços de desenvolvimento mundiais. O Programa de Ação da CIPD reconhece que a igualdade de gênero e os direitos das mulheres são prioridades no desenvolvimento global. Além disso, o Programa reflete o compromisso assumido pelos líderes mundiais no fornecimento do acesso universal ao planejamento familiar voluntário, aos serviços de saúde sexual e reprodutiva e direitos, e igualdade de acesso à educação.

Para o UNFPA, Fundo de População das Nações Unidas, a Sessão Especial é uma oportunidade para galvanizar o apoio de líderes mundiais, refletir sobre evidências dos avanços que o mundo tem feito, e reconhecer os desafios que ainda devem ser superados.

A mensagem central do Programa de Ação da CIPD - que os direitos humanos e a dignidade devem ser a base do desenvolvimento sustentável - é ainda mais relevante neste momento, quando chefes de estado e líderes mundiais se reúnem para discutir a futura agenda de desenvolvimento global a partir de 2015.

O encontro é a oportunidade de reafirmar que não pode haver desenvolvimento sem a efetivação dos direitos das mulheres e das pessoas jovens, incluindo o direito à educação, à saúde sexual e reprodutiva e à liberdade sem discriminação e violência.

Há 20 anos, o atual Diretor Executivo do UNFPA, Dr. Babatunde Osotimehin, participou da CIPD como membro da delegação dos Estados Unidos. No último dia 8 de setembro, a delegação dos EUA se reuniu em Washington, quando seus integrantes lembraram as conquistas alcançadas em 1994.

"Lembro-me de liderar aquela delegação ao Cairo, numa época na qual havia uma conspiração do silêncio sobre planejamento familiar, saúde sexual e reprodutiva, e direitos reprodutivos", disse o secretário de Estado dos EUA, John Kerry. "É claro que a maré, de fato, mudou. Mas esse assunto não está encerrado e todos nós sabemos disso", acrescentou.

São necessários mais esforços para convencer as pessoas "a aceitar que cada ser humano tem direitos, e que os direitos de todos os seres humanos são indivisíveis", disse o Dr. Osotimehin. "Isso é fundamental."

Saiba mais sobre a participação do Brasil na Assembleia Geral da ONU em:

A Sessão Especial da Assembleia Geral da ONU será realizada entre 14h e 22h de hoje (horário de Brasília) e será transmitida ao vivo pelo link: http://webtv.un.org

Para maiores informações sobre a CIPD e a revisão do Programa de Ação do Cairo, visite o site do UNFPA Brasil: http://www.unfpa.org.br/novo/index.php/cipd-alem-de-2014

Para saber mais sobre a Sessão Especial da Assembleia Geral da ONU, acesse:http://www.un.org/en/development/desa/population/events/other/4/en/special_session.html