Os direitos humanos são violados cada vez que uma menina se casa com menos de 18 anos, cada vez que uma mulher é negada o acesso a cuidados maternos de qualidade e toda vez que uma pessoa é submetida a abuso e violência.
Os direitos humanos também incluem direitos sexuais e reprodutivos - ainda que muitas pessoas não possam decidir livremente o número, o espaçamento ou o tempo de seus filhos. A algumas pessoas, faltam informações ou meios para fazer essas escolhas, enquanto outras enfrentam coerção, discriminação ou violência quando exercem esses direitos.
Proteger os direitos - incluindo a saúde e os direitos sexuais e reprodutivos - de todas as pessoas é uma condição prévia para o bem-estar individual e o desenvolvimento sustentável.
O UNFPA trabalha para capacitar indivíduos e comunidades para reivindicar seus direitos através de várias estratégias, incluindo conscientização, treinamentos, projetos de habilidades para a vida e trabalhando com instituições nacionais de direitos humanos. O UNFPA também trabalha com os governos para ajudá-los a cumprir suas obrigações de direitos humanos ao abrigo de acordos regionais e internacionais.